[05/07] - Acolhimento e políticas públicas para grupos específicos da população 

A construção de PPs eficazes para o acolhimento de idosos, mulheres, pessoas negras e grupos LGBTQIAP+ requer uma abordagem integrada. É imperativo que o Estado assuma seu papel central na promoção de um ambiente seguro, inclusivo e que garanta o acesso universal aos cuidados essenciais para todos os cidadãos, no entanto, os municípios têm um desafio urgente de acolhimento destes e outros grupos específicos que vivem a rejeição familiar, a discriminação e a violência física e psicológica.

O debate quer trazer orientações aos pré-candidatos sobre a segurança, empregabilidade, capacitação profissional, acesso à saúde e outras PPs de acolhimento a essa população. 


PARTICIPANTES

Toni Reis

Palestrante

Professor, formado em letras (UFPR) e em pedagogia pela Uninter. É especialista em sexualidade humana, mestre em filosofia e doutor em educação. É autor dos livros “Homofobia no ambiente educacional: o silêncio está gritando” e “Sexo, Ética e Consentimento”.

É ativista da causa LGBTI+ e aids, e atualmente é diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+, presidente da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, além de ser diretor financeiro da GayLatino. Vive com seu marido David Harrad desde 1990 e o casal tem três filhos, atualmente com 23, 20 e 18 anos de idade. 


Aline Lima

Palestrante

Gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão LATAM na Natura&Co. Advogada com MBA em Marketing e pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional, Psicologia Social e Antropologia.

Possui especialização em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos, além de diversas certificações em inovação, design de conexões e futurismo. 


Ana Carolina Querino

Palestrante

Representante Adjunta e atual interina do escritório da ONU Mulheres no Brasil. Cientista Política; Me. em Ciências Sociais pela UNB e especialista em teoria democrática e suas relações com os meios de comunicação de massa e mecanismos de participação social. Pesquisadora na área de previdência social no IPEA (2000 e 2007). Docente no curso de formação para diplomatas no Instituto Rio Branco.

Entre 2007 e 2012 trabalhou em ONU Mulheres, inicialmente na equipe do Programa Regional gênero, raça, etnia e pobreza executado em quatro países da América Latina e logo como Coordenadora da área de Empoderamento Econômico das Mulheres. Passou pelo escritório da OIT no Brasil. 

WEBINÁRIOS ANTERIORES

Os webinários serão disponibilizados no canal de YouTube da FNP uma semana após sua transmissão. Você poderá acessá-los neste link.

 

Confira aqui as ementas anteriores

DÚVIDAS FREQUENTES

O que é o Tendências?

Tendências para as Cidades é uma série de webinários promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) que tem como objetivo reunir pessoas com conhecimento e experiência para debater assuntos que norteiam as políticas públicas municipais.

 

Ao longo de quatro meses, a FNP promoverá 30 encontros virtuais com temas específicos em áreas como desenvolvimento sustentável, mobilidade e transporte, saúde, implementação de novas tecnologias, comunicação, educação, dentre outras, de forma alinhada à Agenda 2030 e aos ODS. 

Como funciona?

Cada webinário terá a participação de três convidadas/os e a moderação da FNP. Cada participante terá 25 minutos para fazer a sua exposição e haverá tempo para perguntas do público, por escrito, ao fim de cada webinário. O acesso aos debates de cada webinário será pela plataforma Zoom.


Quem faz o Tendências?

Tendências para as Cidades é uma iniciativa da FNP, única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 400 municípios com mais de 80 mil habitantes, o que corresponde a 60% da população do país, 75% do Produto Interno Bruto (PIB) e abrange 100% das capitais.

Como posso participar?

As inscrições para cada webinário o Tendências devem ser feitas no site da FNP.  

 

Importante: cada inscrição vale para apenas um webinário.


Onde posso ver webinários anteriores?

Os webinários serão gravados e disponibilizados no canal do YouTube da FNP após uma semana de cada edição. Você poderá acessá-los aqui.

 

Para conferir as ementas anteriores e as/os participantes de cada webinário, acesse a página Webinários anteriores.


Mais informações

Acesse o site da FNP para saber mais sobre a entidade, sua atuação e o que há de mais atual na pauta das cidades mais populosas do país.


Onde posso ver as apresentações dos webinários?

As apresentações disponibilizadas pelos participantes ficam disponíveis neste drive. 


Você também pode encontrá-las na página Webinários anteriores